Área do Aluno

QUER COMEÇAR A CORRER?

QUER COMEÇAR A CORRER?

 O número de indivíduos que estão buscando a prática de algum tipo de atividade física vem se tornando cada vez mais expressivo na atualidade, dentre os quais, observa-se o desenvolvimento de atividades físicas ao ar livre, como as caminhadas e as corridas. Mas, basta apenas colocar o tênis e começar a caminhar ou correr por conta própria ? Quais são os cuidados mais importantes ?

Antes de iniciarmos qualquer prática de atividade física, seja ela a caminhada, corrida ou até mesmo musculação, é importância que se realize uma avaliação física completa. Dentre as medidas necessárias na avaliação, a aptidão cardiovascular é essencial para obter um diagnóstico prévio do indivíduo quanto a sua resistência aeróbia. O desempenho individual é expresso numa variável fisiológica específica que é utilizada para referenciar o nível de aptidão cardiovascular, o VO2máx ou consumo máximo de oxigênio. Sempre que realizarmos um teste para medir ou estimar a capacidade de resistência aeróbia, estaremos conhecendo o VO2máx individual (é ele quem determina a potência aeróbia máxima que cada um se encontra), só assim poderemos prescrever de maneira adequada um programa de treinamento de corrida, seja ele para melhora de desempenho em provas de rua, perda de peso ou melhora da saúde e qualidade de vida. 

    Existem diversas zonas de intensidade que um indivíduo deve percorrer a fim da melhora da sua aptidão cardiovascular, portanto, não basta apenas iniciar uma breve caminhada e aos poucos a corrida. É preciso um programa de treino baseado nos resultados da avaliação física para que não se perca as prioridades do programa de treino seja ela a curto ou longo prazo. Vale lembrar a importância de associar um treinamento de contra-resistência a fim da melhora da força muscular e prevenção de lesões oesteomioarticulares relacionadas à pratica apenas da corrida.

voltar