Quer começar a correr?

O número de indivíduos que estão buscando a prática de algum tipo de atividade física vem se tornando cada vez mais expressivo na atualidade, dentre os quais, observa-se o desenvolvimento de atividades físicas ao ar livre, como as caminhadas e as corridas. Mas, basta apenas colocar o tênis e começar a caminhar ou correr por conta própria ? Quais são os cuidados mais importantes ?

Antes de iniciarmos qualquer prática de atividade física, seja ela a caminhada, corrida ou até mesmo musculação, é importância que se realize uma avaliação física completa. Dentre as medidas necessárias na avaliação, a aptidão cardiovascular é essencial para obter um diagnóstico prévio do indivíduo quanto a sua resistência aeróbia. O desempenho individual é expresso numa variável fisiológica específica que é utilizada para referenciar o nível de aptidão cardiovascular, o VO2máx ou consumo máximo de oxigênio. Sempre que realizarmos um teste para medir ou estimar a capacidade de resistência aeróbia, estaremos conhecendo o VO2máx individual (é ele quem determina a potência aeróbia máxima que cada um se encontra), só assim poderemos prescrever de maneira adequada um programa de treinamento de corrida, seja ele para melhora de desempenho em provas de rua, perda de peso ou melhora da saúde e qualidade de vida. 

  Existem diversas zonas de intensidade que um indivíduo deve percorrer a fim da melhora da sua aptidão cardiovascular, portanto, não basta apenas iniciar uma breve caminhada e aos poucos a corrida. É preciso um programa de treino baseado nos resultados da avaliação física para que não se perca as prioridades do programa de treino seja ela a curto ou longo prazo. Vale lembrar a importância de associar um treinamento de contra-resistência a fim da melhora da força muscular e prevenção de lesões oesteomioarticulares relacionadas à pratica apenas da corrida.

Minha dica? Tenha um bom treino de corrida com objetivo de melhora cardiovascular geral, ou seja, lhe fornecer ao menos 20% a mais de aptidão e caso deseje correr alguma prova específica (5, 10, 21 km), aí sim pensar nas zonas de intensidade que cada tipo de prova têm como característica.

É muito comum só começarmos a caminha e trotar sem controlar essas zonas de intensidade e muito menos ditar um ritmo (algo necessário quando pensamos em corrida de rua e treinamento), então tome muito cuidado, não comece só trotando, comece com o seu treino em mãos.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Receba nosso conteúdo na sua caixa de email