Muitas vezes confundido com uma crise de asma, o broncoespasmo induzido por exercício (BIE) pode ser difícil de diagnosticar.
Tosse, sensação de aperto no peito, falta de ar intensa, sintomas semelhantes aos da asma e bronquite, no entanto a diferença é que aparecem após a prática intensa de atividades físicas, mas por que isso acontece?
Quando realizamos exercícios físicos intensos a frequência respiratória aumenta, pessoas com BIE são hiper reativas ao exercício físico, isto é, apresentam uma resposta aumentada ao exercício, fazendo com que aconteça um ressecamento das vias aéreas e diminuição da umidade do ar que entra nos pulmões, causando broncoconstrição que é a diminuição da espessura dos brônquios, juntamente com um aumento excessivo de muco, responsáveis pela falta de ar e tosse. Os medicamentos para aliviar os sintomas podem ser os mesmos da asma, como a “bombinha” com vasodilatador, no entanto vale lembrar que o broncoespasmo induzido por exercício se cura sozinho, não havendo necessidade de uso do remédio, a crise de BIE pode durar entre 20 e 50 minutos, além disso estudos mostram que o indivíduo que tem BIE pode apresentar os sintomas em até 12 horas após a prática de exercícios.
Então o que fazer para me exercitar se tenho BIE?
Não se preocupe! Existem algumas recomendações que podem ajudá-lo a evitar uma crise:
- Se estiver frio, utilize uma toalha, bandana, ou algo do tipo para proteger as vias aéreas enquanto pratica seus exercícios;
- Exercícios de força como a musculação tem menos chances de causarem BIE;
- Procure fazer seus exercícios em ambientes climatizados, especialmente se a umidade do ar estiver baixa.