Treinamento de força para perda de peso

A obesidade, de acordo com a OMS, é considerado um problema de saúde pública que leva a sérios problemas sociais, psicológicos e físicos.

  O excesso de peso corporal representa uma das maiores ameaças à saúde dos indivíduos no mundo atual. Um dos grandes motivos para a instalação desta epidemia é a falta de atividade física.

   Evidências sugerem que os benefícios do treinamento de força em programa de perda de peso poderiam advir do aumento da taxa metabólica de repouso, com impacto de longo prazo na composição corporal. Esse processo ocorre através do aumento no consumo de energia pós- exercício (EPOC, “excess post exercise oxygen consumption”). Após o exercício de força, o consumo de oxigênio permanece acima dos níveis de repouso por um determinado período de tempo, denotando maior gasto energético durante este período, acarretando em aumento no gasto calórico diário.

  Devido a este conhecimento, passou-se a dar mais importância à intensidade do exercício, por aumentar o gasto energético durante a recuperação do organismo, totalizando um maior gasto calórico durante as 24 horas do dia para o indivíduo, facilitando a perda de peso. Porém, as pesquisas sobre o assunto são muito contraditórias, devido a inúmeras possibilidades de combinações de exercícios de força, como número de séries, intervalo de recuperação, número de repetições, velocidade de execução e peso. 

   O aumento da musculatura aliado ao ganho de força também pode contribuir para diminuição do percentual de gordura. Este aumento e manutenção da massa magra confere ao treinamento de força uma promissora intervenção na melhora da composição corporal, pois não só aumenta a massa magra, como também cria um ambiente fisiológico no qual a oxidação de ácidos graxos como substrato energético em repouso é maior, auxiliando na redução do percentual de gordura (massa gorda). 

  É de extrema importância a presença de um profissional para a elaboração de um programa adequado de perda de peso, assim como a orientação nutricional, que passa a exercer um importante papel no programa de perda de peso como um todo. 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Receba nosso conteúdo na sua caixa de email